quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Revolução na tv e também em campo


Em tempos de tv digital, quem chamou mesmo a atenção da mídia no último domingo foi a torcida corinthiana. Parece que pelo menos a fiel torcida, a segunda maior do país (perde apenas para a torcida do Flamengo), soube administrar bem o início da crise, a recepção aos jogadores foi tranqüila. Nem mesmo a estréia da tv digital no Brasil no mesmo dia, tirou o foco da crise do “timão” paulista. Em solo gaúcho, as fotos do empate do Corinthians contra o Grêmio no Campeonato Brasileiro foram destaques nas capas de jornais de segunda-feira.
Crise para o Corinthians, que segue na segunda divisão do campeonato em 2008, mas prestigio para a série B do campeonato que contará com a presença do timão e sua fiel torcida. Ironias a parte, o Corinthians terá que se adaptar à realidade da segunda divisão. Grandes times já passaram por essa árdua experiência, o tricolor gaúcho, o Grêmio é exemplo, assim como Botafogo e também Portuguesa, que recentemente voltou à série A.
Os corinthianos gritavam no domingo: “Aqui tem um bando de loucos...sou louco por ti Corinthians...eu vivo por ti Corinthians...eu canto pra te empurra!” Provocavam os gremistas ao final do empate: “ão...ão segunda divisão!” Mais tarde em rede em nacional o pronunciamento do presidente Lula: “A transmissão digital é um salto de cultura para a população e vai estimular a indústria nacional”. Na segunda-feira, numa coletiva de imprensa, Andrés Sanches, presidente do Corinthians declara: "O Corinthians estava como um doente terminal, na UTI... infelizmente não foi recuperado".
De um lado a paixão pelo time demonstrada pela torcida. Do outro, as conseqüências da má administração, gastos elevados que causaram a tristeza dos torcedores. As imagens que foram vistas ao término do jogo no Olímpico, causaram nostalgia. Isso tudo levando em conta que o sinal de transmissão das imagens ainda nem é digital.
Ironias e provocações estarão na rotina do torcedor corinthiano. Ao ser rebaixado para a série B, o timão terá que se acostumar com uma realidade não muito deslumbrante em contraponto com a chegada da tv digital. Este “salto” da série A para série B vai continuar preocupando os corinthianos até 2009.