terça-feira, 29 de abril de 2008

O que você quer ser quando crescer?


Ser Professor, cantor, piloto de avião, astronauta ou jogador de Futebol eram respostas comuns para boa parte da criançada nas décadas de 80 e 90 quando a pergunta era: O que você quer ser quando crescer?
Será que houve alguma mudança de comportamento nestes últimos anos?
O exemplo financeiro dos pais, o orgulho dos professores e o sucesso de algum ídolo eram motivos suficientes para causar na criança uma influência. E esses três exemplos tinham uma conotação de passar segurança nas decisões. Os exemplos transmitiam confiança para decidir o queriam ser, quando ficassem adultos. Hoje, a competição acirrada e qualificada, a dificuldade de entrar no mercado de trabalho e a maior facilidade para obtenção de conhecimento, são variáveis que fazem parte dessa equação de escolha. O consumismo, o status e o sucesso são conseqüências da mudança de comportamento na hora de escolher uma carreira. Será que as crianças, hoje em dia, sabem o que querem ser?


Aguardo os comentários!!

3 comentários:

Augustº F disse...

Então eu me pergunto
será que as crianças precisam saber o que querem ser?
Será que nós, crianças de ontem somos o que queríamos ser?
Fortalecer a confiança e o afeto são os pressupostos básicos para oferecer liberdade em todas as escolhas, o restante é somente consequencia...

Beijão!

Augusto

Augustº F disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vinícius Ghise disse...

E aí colega de Unisinos, descobri teu blog, e por acaso escrevi essa semana algo meio parecido com teu último post. Abraço!