quarta-feira, 19 de setembro de 2007

O Senado - A vergonha nacional!

Segundo a Revista Veja, “O senado enterrou a ética e salvou Renan Calheiros”, reportagem da edição de 19 de setembro de 2007.

A reportagem da Revista Veja mostra que o governo federal e o PT se associaram a Renan Calheiros para garantir a absolvição do mandato do senador. Na denúncia da Revista há um trecho que mostra claramente os artifícios utilizados para conseguir votos a favor do presidente do senado – “... à custa de grandes e dispendiosos favores, com ingrediente de chantagem e ameaça e com a participação de personagens conhecidos pela atuação heterodoxa no submundo da política (...)”. A repórtagem acusa o governo por favorecer o Senador Renan Calheiros e faz com que os brasileiros sintam-se ainda mais envergonhados por creditar seus votos a parlamentares corruptos.

O presidente do senado absolvido das acusações gera exemplos aos demais políticos brasileiros já tão incrédulos. Quer dizer então que agora utilizar dinheiro público para pagamento de contas pessoais não é crime, e poderá ser um recurso utilizado com freqüência por outros políticos. Também está liberada a utilização, sem medos, de notas frias para comprovar ações não muito claras, assim como a invenção de empréstimos e outras ações obscuras que nem os senadores que votaram contra a cassação conseguem entender. Se Renan Calheiros foi absolvido, outros políticos poderão se encorajar a protagonizar ações desta mesma índole.

O Senado protagonizou, na última semana, cenas que envergonharam os brasileiros. A absolvição de Calheiros foi um golpe à ética na política nacional, o presidente do senado foi absolvido da acusação de quebra do decoro parlamentar. Numa votação covarde e secreta, 46 senadores feriram a credibilidade do senado brasileiro. Foram 40 votos contra a cassação de Renan, seis votos de abstenção que ajudaram a confirmar o quadro da absolvição contra 35 votos a favor da cassação.

E a opinião pública? Se imagem da Câmara já estava suja diante dos escândalos do “mensalão”, agora então estamos diante de um Senado brasileiro sem máscaras, mas com parlamentares covardes e indignos da confiança de seus eleitores, que se escondem atrás da possibilidade de uma votação secreta. Este episódio foi mais um golpe contra a credibilidade do dos políticos em geral e nos coloca diante de uma discussão sobre a importância de se ter um senado e de acreditar nos seus parlamentares.

2 comentários:

Leandro Molina disse...

Já escrevi em meu blog e vou repetir. Se o povo fosse para o senado gritar com o mesmo vigor que faz nos estádios, talvez o resultado seria diferente.
Bjão.

IGOR MENINI S. disse...

Olá vizinha de mesa(café da praça-São Jerônimo).Após ler o teu blog,percebo que não és apenas uma mulher bonita...És inteligente e possui uma sagacidade incrível...Tens talento...Parabéns...Um dia, espero, terei o prazer de conversar contigo sobre estes temas relevantes...Abraço.
Igor